Para quem decide empreender, sabe da importância que a criação da marca tem, pois ela pode fazer a diferença para o sucesso do negócio, já que é através dela que o projeto pode ganhar vida e voz.
Além disso, não basta só pensar qual a mensagem que a marca irá transmitir ou como ela impactará as pessoas, é preciso também levar em conta a proteção da marca, que em termos gerais, garante que ela continue pertencendo ao seu criador.
Nesse cenário, sem dúvidas, proteger uma marca é um dos detalhes mais importantes no campo dos negócios, não importando, por exemplo, se a empresa é grande ou pequena, mas o fato é que, o registro oportuniza todos os direitos legais sobre a marca.
Mas, será que só o registro é suficiente para proteger uma marca? Saiba mais sobre o assunto a seguir!
O que é registro de marca?
Conforme já falamos um pouco acima, o registro de marca é uma etapa fundamental que todo negócio deveria priorizar, pois ela é tão importante quanto a criação do CNPJ da empresa.
Embora a sua importância seja inegável, é comum encontrarmos pessoas que desconhecem como realizar a solicitação do registro de marca e entender como o processo funciona.
Em termos gerais, o registro de marca pode ser entendido como uma medida que garante a propriedade e o uso exclusivo do criador a respeito de determinada invenção e/ou criação.
Sendo assim, o registro é essencial para preservar os direitos legais e de propriedade de uma marca, preservando contra quaisquer tentativas de imitação e/ou uso indevido.
Aqui, no Brasil, o registro de marca pode ser solicitado de forma on-line. O INPI (Instituto nacional de propriedade intelectual) é o órgão responsável por receber e analisar os pedidos de registro.
É necessário reunir uma série de documentos que justifiquem o pedido, após isso, o corpo técnico do INPI analisa e emite um parecer.
Para facilitar o processo de solicitação, existem empresas que se dedicam exclusivamente a essa área, a Tecnomark Marcas e Patentes é um bom exemplo, pois conta com muitos anos no mercado e dispõe de profissionais qualificados.
O registro de marca é suficiente para proteger uma marca?
Como vimos, o registro de marca é fundamental para proteger uma marca contra muitas situações, por isso, é uma medida obrigatória para quem não deseja ter dores de cabeça com relação a sua marca.
Mas, será que apenas o registro é suficiente? A resposta para essa pergunta pode variar um pouco, já que é preciso considerar, principalmente, qual a classe e/ou segmento se deseja obter o registro.
De modo geral, uma empresa não está totalmente protegida apenas com um registro de marca, por exemplo, já que geralmente há diversos segmentos presentes em um mesmo negócio.
Por isso, a dica principal é contar com uma equipe de profissionais especializados que saberão orientar a melhor forma de solicitar os registros, além de auxiliar corretamente na busca de classe e/ou segmento que determinada invenção se encaixa, pois esses passos assegurarão o resguardo necessário.
Equipe Tecnomark