Muitas pessoas acreditam que ter uma marca é o mesmo que ter a identidade visual e nome criados e divulgados. Independentemente da atitude de divulgação ou criação, ter uma marca se resume em maior parte a registrar marca.
Só a partir do registro da marca é possível considerá-la existente e usufruir da mesma com todos os seus direitos garantidos em lei.
Isso porque, no Brasil, há leis que regulamentam o uso da propriedade intelectual e industrial, e o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) regula e realiza o registro desses bens.
Assim, registrar marca no Brasil apesar de ser um trâmite complexo, pois demanda tempo e atenção para algumas fases, bem como o envio de documentos importantes, tem se tornado uma ação cada vez mais otimizada através do auxílio de empresas que prestam esse suporte, como a Tecnomark, por exemplo.
Qual a melhor forma para registrar marca?
Um dos maiores receios dos empreendedores sobre o registro de uma marca é o valor, muitos julgam que o investimento seja alto e por esse motivo acabam deixando esse ato tão imprescindível para segundo plano.
Porém, em casos assim, os custos podem ser superiores ao valor que poderia ter sido investido no registro. Afinal, há casos frequentes em que uma marca já registrada no INPI é utilizada de forma indevida, com ou sem o conhecimento do empreendedor que a utiliza.
Tal atitude acaba acarretando em sérios problemas judiciais, os quais podem resultar em valores altos de danos morais à empresa que teve sua marca utilizada sem autorização.
Por isso, realizar uma pesquisa bastante cuidadosa antes da criação da identidade visual da empresa é o primeiro passo que deve ser tomado.
Ademais, após criteriosa pesquisa, é importantíssimo entrar em contato com alguma empresa que preste auxílio para dar andamento ao registro da marca. Apenas depois de solicitado o registro e aprovado junto ao INPI, deve-se começar a utilizar a marca de maneira efetiva.
Benefícios e vantagens do registro de uma marca
Após registrar marcaé possível e totalmente legal a sua utilização. A autorização do INPI resulta em excelentes ganhos para a empresa, uma delas é que ter uma marca registrada garante uma competitividade maior no mercado.
Além disso, seus clientes terão mais confiança e consequentemente, serão mais fiéis à marca, afinal, a credibilidade de sua empresa terá aumentado com o registro da marca. Assim, é possível inclusive, garantir que terceiros não utilizem a marca sem sua autorização.
E em casos de utilização indevida, é possível entrar com uma ação judicial contra quem o fez e exigir pagamento de indenização.
Outro detalhe importante é que qualquer pessoa pode pedir o registro de uma marca no Brasil, seja pessoa física ou jurídica.
Em resumo, não é necessário que uma marca esteja diretamente ligada a uma empresa, podendo apenas estar ligada a uma pessoa física.
Gostou desse conteúdo e precisa de ajuda com o registro de sua marca? Então entre em contato conosco clicando aqui, e tire todas as suas dúvidas sobre esse assunto!
Equipe Tecnomark