É bastante comum durante o processo de registro de empresa ou até mesmo quando começa-se a empreender ter dúvidas e confundir alguns assuntos como nome fantasia e razão social, além da não compreensão do conceito de marca registrada.
Se você é uma dessas pessoas que ainda não sabe diferenciar bem cada uma, continue com a leitura deste artigo que a Tecnomark desenvolveu a fim de sanar as principais dúvidas acerca dessas três idéias.
Ficou curioso e quer saber mais? Confira os tópicos a seguir e fique por dentro do universo das marcas!
Nome fantasia: o que é e para que serve?
O nome fantasia pode ser considerado como o nome da fachada da empresa, o nome da marca empresarial, ou seja, o que é popularmente conhecido por todo o público e principalmente pelos clientes da empresa.
É importante saber que esse nome não deve ser idêntico ao nome da Razão Social. Assim, distingue-se o nome fantasia como aquele nome que será divulgado.
Vale dizer que o nome fantasia deve ser escolhido com base em estratégias de marketing, pesquisa e muito cuidado, a fim de evitar problemas por inadequações posteriores. O nome fantasia deve ser devidamente registrado através do INPI. Mas ele só pode ser concedido caso seja único e não esteja sendo utilizado por alguém que já tem os seus direitos.
A marca registrada
O registro de empresa pode ser considerado após o registro de uma marca. Neste caso, a marca registrada abrange desde o símbolo criado pelo empreendedor que também é chamado de logomarca, como também o nome da mesma.
Assim, uma marca registrada garante segurança para o proprietário, direito de usufruir comercialmente e de se proteger contra usos de terceiros sem autorização. Uma marca registrada aumenta a competitividade do negócio e agrega financeiramente, vindo a ser considerada como um ativo da empresa.
O que significa Razão Social?
Podemos dizer que a Razão Social de uma empresa é o nome de registro de empresa. Esse nome é considerado como um nome comercial ou também é chamado de Firma Empresarial.
Esse nome irá constar em documentos, contratos da empresa e até em escrituras. Ele é uma representação da pessoa jurídica e simboliza o nascimento da empresa na junta ou cartório que corresponde à sede.
Normalmente, o nome da Razão Social da empresa é utilizado em termos mais formais, e não em fachadas, redes sociais como o nome fantasia. Assim, é imprescindível que se faça a checagem para saber se há uma empresa com o nome da Razão Social que o empreendedor quer colocar, caso exista, ele estará impossibilitado e o empresário deverá escolher outro.
Entendeu as diferenças entre nome fantasia, razão social e marca registrada? Apesar de todas serem importantes para a empresa, cada uma tem uma função diferente.
Se você precisa de ajuda para o registro de marca, entre em contato com a empresa mais recomendada do mercado, a Tecnomark, clique no link para falar com um especialista.
Equipe Tecnomark