O simples ato ou decisão de não registrar a marca da empresa pode trazer muitas dores de cabeça para o empreendedor, isso porque ao não fazer o registro ele assume riscos que podem ser um verdadeiro tiro no pé.
O registro da marca da empresa junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual é de suma importância não apenas para a segurança da marca, mas para a segurança da empresa de forma geral.
Já trouxemos neste blog esse assunto, no entanto, sabendo da extrema relevância dele para as empresas , vamos explicar quais são os riscos de não registrar a marca da empresa neste artigo. Para ficar por dentro desse assunto continue com a leitura!
Ao não registrar a marca da empresa você pode estar jogando dinheiro fora
De nada adianta estar no mercado há muitos anos se o seu registro de marca não for realizado, mesmo que seja alguém que já utiliza a marca há um bom tempo e outra pessoa entrar com a solicitação do registro e ele for deferido, você não terá direito de usar a marca e pode até responder judicialmente.
Para evitar gastos e diminuir riscos, o ideal é antes de criar a identidade visual e o nome da marca, consultar o INPI. Mesmo que você tenha feito uma pesquisa prévia nas redes sociais e no Google, é apenas lá que terá certeza que a marca já não está registrada e nem há ninguém utilizando.
Por isso, evite associar o nome da sua marca antes de consultar o Instituto, caso ela já tenha sido registrada você terá que trocar o nome e gastar mais para criar uma nova identidade visual ou qualquer material para divulgação.
Os prejuízos por não registrar a marca da empresa podem ser devastadores, gastos bastante comuns com branding, marketing, posicionamento e plano de negócios podem acabar sendo em vão caso a marca não tenha sido registrada previamente.
Perda de direitos
Mais do que prejuízo financeiro, problemas com a identidade da marca e perda de autoridade, não registrar a marca da empresa pode ocasionar na perda do direito de usá-la caso ela já seja registrada.
Se alguém que a registrou antes entrar com o processo, a empresa terá que arcar com altos valores de indenização, ou seja: além de não poder utilizar a marca, a empresa terá que indenizar o dono que a registrou de acordo com a Lei da Propriedade Industrial (Lei 9.279/96.
A ausência desse direito atrapalha também a imagem que a empresa construiu e pode manchar a reputação da marca, trazendo desconfiança por parte dos clientes, minimizando as chances de competitividade da marca da empresa com o mercado.
Não registrar a marca da empresa também impede o licenciamento da marca, assim, mesmo sendo uma referência no mercado, a empresa não poderá permitir que outras empresas fabriquem e comercializem produtos com o nome da marca, perdendo grandes chances de bons recebimentos de royalties.
Equipe Tecnomark