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Confira algumas dicas para proteger sua marca do plágio

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  • novembro 4 2022
  • ad-tecnomark

Uma marca representa mais do que a capacidade de uma empresa poder ter um bom lucro. Não por menos algumas marcas como a Coca Cola possuem como o maior patrimônio a sua própria marca. 

Porém, quando uma organização começa a gerar receita e conquistar credibilidade no mercado, alguém pode plagiá-la para lucrar com seu desenvolvimento. Agora, você sabe que existem algumas dicas para proteger a sua marca?

Você, provavelmente, já sabe que o plágio de marca é errado, ilegal e chega a configurar crime. E se você ainda não sabe ao certo o que fazer de fato para evitar o plágio, confira o artigo que nós, da Tecnomark, preparamos para você. Boa leitura!

O que é plágio?

Plágio refere-se à cópia de uma obra intelectual – como texto, música, fotografia, dentre outros. – que pertence a outra pessoa sem dar o crédito ao proprietário.

Cada marca possui características únicas, como identidade visual, personagens, linguagem e muito mais. Assim, qualquer reprodução dessas características é considerada uma cópia.

Infelizmente, o plágio é comum na internet e nem sempre é intencional. Por exemplo, as fotografias usadas em publicações, geralmente, têm direitos autorais que não são devidamente anexados após a cópia.

Além disso, indivíduos que, intencionalmente, copiam obras e as usam como seu próprio autor se envolvem em um processo que pode levar a diferentes consequências.

No Brasil, o plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal. Isso viola a Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98. O plágio tem o poder de levar quem a uma condenação por violação de direitos de propriedade intelectual, especialmente em se tratando de direitos autorais.

Neste caso, a pena pode ser reclusão de 3 (três) meses a 1 (um) ano, reclusão de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, ou multa.

Tipos de plágio de marca

Há três tipos de plágio que sua marca pode sofrer. Acompanhe!

O plágio integral acontece quando a cópia é toda concluída. Por exemplo, em um artigo acadêmico, o plágio direto ocorre quando todo o texto é copiado, sem mencionar seu verdadeiro autor.

No entanto, o plágio parcial é quando você copia apenas parte do texto ou elemento, no caso de plágio de marca. Isso pode acontecer, por exemplo, se você copiar uma frase de um poema sem a devida validação.

Por sua vez, o plágio conceitual é um pouco mais complexo. Neste caso, a cópia é uma ideia ou um conceito de produção intelectual. 

plágio

Agora, como evitar o plágio da sua marca?

Para evitar o plágio da sua marca, basta seguir três passos essenciais:

  1. Registre a sua marca

Essa é a primeira e mais importante dica. Se a marca estiver registrada no INPI, fica mais fácil se proteger de possíveis plágios e processar. Dependendo do assunto, você pode receber indenização por danos causados ​​pela cópia, bem como por danos morais ou materiais. Porém, sem registro, fica difícil colher provas de que, por exemplo, você foi o primeiro a desenvolver a ideia. 

Em princípio, o registro de marca pode ser feito por qualquer pessoa (CPF) ou empresa (CNPJ) e está amparado pela Lei de Propriedade Intelectual (Lei 9.279/96). O registro confere ao titular o direito de propriedade da marca, o que garante o direito de uso em todo o território nacional.

Assim, a marca de cosméticos chamada Avon, por exemplo, não poderá ser utilizada por nenhuma outra empresa pertencente ao mesmo segmento. Ou seja, um concorrente não pode usar o mesmo nome ou nome semelhante, pois isso pode levar o consumidor a acreditar que os produtos identificados pela marca têm a mesma origem.

  1. Utilize o símbolo que representa a marca registrada

Usar o símbolo ® em seu site e materiais promocionais pode ajudar a prevenir o plágio de sua marca. Detalhe: você só pode usar o símbolo se a marca já estiver registrada no Brasil junto ao INPI.

Assim como o plágio, o uso de um símbolo de marca registrada é proibido por lei, a menos que você tenha pelo menos um pedido de registro.

  1. Denuncie o plágio sem ação legal

Caso você já tenha registrado uma marca e tenha ocorrido plágio, o próximo passo é denunciar o plágio ilegal. Dessa forma, quem usar sua marca ilegalmente não cometerá o mesmo erro novamente. A menos que ele arrisque um processo. 

Reúna todos os documentos e evidências que mostram que sua marca está sendo mal utilizada, como materiais promocionais, faturas e muito mais. Declarações de depoimentos também podem ser usadas para provar o plágio. A notificação extrajudicial costuma ser suficiente para impedir que outra pessoa ou empresa faça uso indevido de uma marca registrada.

Porém, é necessário registrar a notificação somente após o pedido de registro da marca, sob pena de a ação se voltar contra você. Porque, neste caso, a parte notificada pode solicitar o registro da marca antes que você o faça. Vale complementar que o INPI não monitora marcas copiadas, apenas as registra. Portanto é de sua responsabilidade procurar possíveis plágios. Não deixe de seguir os caminhos acima para evitar que a sua marca sofra plágio! 

Gostou deste conteúdo?

Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe de especialista e registrar a sua marca!

Equipe Tecnomark

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