A criação do logo é um dos primeiros passos para a criação de uma marca, mas é necessário passar por outras etapas para concluir e definir algumas informações importantes.
Descubra aqui quais são os próximos passos que deve seguir após a criação do logo.
Confirme a viabilidade do registro de marca
Após a escolha do nome da marca e do logo, é importante que pesquise se este domínio já é, ou não, utilizado em algum lugar do país.
Para isso, é necessário entrar no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e buscar pelo nome na base de marcas. Assim, será possível obter uma resposta oficial.
É recomendado que utilize os diferentes modos de pesquisa disponibilizados no site, sendo a “pesquisa radical” e a “pesquisa exata”, para que, dessa maneira, possa encontrar informações mais detalhadas.
Crie uma identidade visual
A identidade visual não se trata apenas da criação do logo, é preciso definir alguns elementos para que seu cliente se identifique com a marca.
Por isso, é preciso definir as cores, fontes e formatos que serão utilizados, para que, mesmo que inconscientemente, surja algum tipo de vínculo com o seu produto ou serviço.
Dessa forma, existem alguns itens relevantes a serem pensados, como é o caso da escolha das cores, que devem representar o que sua empresa é, do que ela se trata e o que se deseja transmitir através das cores. Assim, é importante que haja um estudo prévio sobre as cores desejadas e se representam bem a sua marca e o que ela remete.
Outros itens também são essenciais, como a criação do slogan, que é uma estratégia de comunicação a partir de uma frase simples, curta, porém marcante, que defina o intuito do seu negócio, garantindo o destaque no segmento.
A elaboração de um cartão de visitas é um item interessante para que as pessoas que o tiverem em mãos saibam como contatar os seus serviços, facilitando o acesso e mantendo uma boa comunicação com os clientes. Juntamente a isso, os itens de papelaria também se enquadram, para que, objetos como, canetas, agendas e pastas sejam personalizadas com a “cara” da marca, mantendo ainda mais o padrão.
Crie um domínio
A criação de um site é consequência da abertura de uma marca, sendo um fator crucial para divulgar seus serviços e produtos e estabelecer um canal de comunicação com o cliente. Portanto, é preciso garantir e criar o domínio utilizando o nome da sua marca. Para fazer isso, existem sites que possibilitam a compra desse domínio, é muito fácil adquirir o seu.
Faça o registro de marca
O último passo é simples e consiste em fazer o registro de marca, que garante a segurança do seu negócio.
Esse registro é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), assegurando o uso exclusivo pelo dono, em todo o território nacional, em seu ramo de atividade.
O registro é válido por 10 anos, que podem ser prorrogados por igual período, quantas vezes forem necessárias. De forma que, o titular pode autorizar terceiros a fazerem o uso da sua marca ou impedir que outras pessoas a utilizem para assinalar serviços/produtos idênticos ou semelhantes.
Portanto, com a marca devidamente registrada é possível evitar que consumidores comprem de outras marcas pensando que estão consumindo da sua. Sendo que, há a chance de registros de marcas iguais, porém em diferentes classes e por diferentes empresas. Além disso, através do registro há também a possibilidade de franquear seu negócio e licenciar o uso da marca, para as demais empresas aplicarem a diversos produtos.
Equipe Tecnomark