O registro de patente é algo indispensável para os inventores de criações em geral, sua importância se dá, principalmente, pelos benefícios que a sua regularização proporciona.
Para a solicitação de seu registro a Tecnomark cuida de todo trâmite legal junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, que é um órgão federal criado em 1970, que possui sede no Rio de Janeiro, mas também permite que todo o procedimento seja realizado por vias remotas, tornando-se acessível ao país inteiro.
O registro de desenho industrial é uma dessas possibilidades, já que através dele é possível obter as garantias necessárias de segurança de autoria da criação. Conheça mais sobre isso!
O que é desenho industrial?
Quando falamos em desenho industrial, estamos nos referindo basicamente ao design de um determinado produto, ou seja, é a sua forma ornamental que envolve, inclusive, suas formas e cores, caracterizando como o elemento visual que identifica o produto e a marca.
É de extrema importância que o desenho industrial seja coerente com aquilo que se propõe a passar como mensagem.
Conforme o INPI, o design precisa ser inovador e dispor da possibilidade de ser produzido industrialmente, esses são requisitos básicos e essenciais para a solicitação do registro.
Além disso, o INPI se baseia de acordo com as diretrizes da lei de propriedade industrial, que existe desde de 1996, e atua justamente na regularização e proteção das invenções, visando o resguardo dos direitos aos autores.
Como solicitar o registro?
Como já sabemos, a pessoa designada para tal deve solicitar o registro através do INPI. Uma dica importante, que deve ser colocada em prática muito antes, é realizar uma criteriosa pesquisa no próprio site do órgão para verificar se já existe alguma invenção semelhante ou igual a sua ideia.
Esse passo promete facilitar muito as coisas, na medida que, permite que o sujeito já adquira uma visão crítica ou reformule seus planos iniciais, acarretando maior otimização do processo.
Após isso, deve realizar o cadastro no site onde será solicitado toda a documentação necessária, em seguida será gerado uma guia de compartilhamento da união, que é um valor cobrado da taxa do serviço. Por fim, o indicado é ficar acompanhando o processo, pelo menos semanalmente, já que é possível que o examinador do INPI solicite maiores documentações a fim de sustentar a solicitação de registro.
Por que é importante fazer o registro?
Além dos benefícios já citados, como é o caso do pleno gozo dos direitos de utilização sob a criação, há também a possibilidade do interessado solicitar vias legais para impedir o uso com fins comerciais por terceiros da sua invenção.
Conforme isso, com o registro do desenho industrial é incentivado que as pessoas e empresas invistam em desenvolvimento tecnológico e científico, a fim de buscar inovação no desenvolvimento de suas criações, considerando esse cenário os consumidores são os que se podem mais se beneficiar, já que, terão acesso a itens pensados com exclusividade, além da possibilidade dos ganhos funcionais.
Outro importante fator, se deve ao fato de que, a empresa poderá se destacar no seu segmento, justamente por ter criado algo que possui um apelo visual e que remete à marca. Gostou do nosso conteúdo? Para maiores informações entre em contato conosco.
Equipe Tecnomark