Sem dúvidas, se aventurar no campo do empreendedorismo é um movimento que exige atenção a muitos detalhes, detalhes estes que quando somados resultam em estratégias eficientes na hora de iniciar o negócio e consequentemente auxilia na consolidação da marca.
Além disso, seguir todos os passos indicados pela legislação resguarda a marca e o criador de diversos malefícios, como por exemplo, o uso indevido da marca. Por isso, a dica principal é pesquisar bastante e decidir com clareza todos os detalhes da criação da marca e da sua apresentação no mercado.
Com isso, não basta apenas criar uma logo atrativa, é preciso investir em muitos outros detalhes caso deseje ter umamarca exclusiva.
Nesse post, vamos falar um pouco sobre o assunto e te ajudar a entender o que é preciso para sua marca virar exclusiva, confira!
O que é uma marca exclusiva?
Como sabemos, uma marca é a porta voz de todo um negócio, é através dela que os clientes se identificam primeiro ou não, por isso, deve ser elaborada de modo a conversar com o público alvo da empresa.
De modo geral, podemos entender que uma marca exclusiva é aquela que possui como objetivo vender não apenas o seu produto, mas objetiva também oferecer um estilo de vida para o seu público alvo.
Além disso, as marcas exclusivas são associadas com frequência ao mundo luxuoso, ou seja, seu nicho de atuação costuma ser exclusivo para esse mercado.
Outro ponto importante é que as marcas exclusivas se destacam também por oferecer produtos e/ou serviços mais escassos, ou seja, que são encontrados apenas em lugares específicos.
Como resultado, as marcas exclusivas possuem a vantagem de usarem o nome da sua marca de forma única, ou seja, não é permitido que outra empresa utilize o mesmo nome ou cópias afins.
Como ter uma marca exclusiva?
Solicitar o registro de marca
Sem dúvidas, o primeiro passo após a criação da logo de qualquer empreendimento é realizar a solicitação do registro de marca.
Em termos gerais, o registro garante ao criador o direito à propriedade e o respaldo legal contra quaisquer tentativas de terceiros de utilização indevida da marca.
Além disso, o registro oferece a possibilidade da marca se tornar exclusiva em seu segmento, desde que atenda a todos os requisitos necessários.
O procedimento pode ser realizado de forma on-line e com o auxílio de profissionais qualificados e que atenuaram as burocracias, como é o caso da Tecnomark Marcas e Patentes, que atua há bastante tempo no mercado.
Por que é importante o registro de marca?
O registro de marca é, sem dúvidas, uma etapa fundamental para proteger a integridade da marca e, consequentemente, do negócio.
Nesses termos, todas as marcas que são exclusivas realizaram a solicitação e desfrutam de todos os benefícios que a medida oferece.
Além disso, o registro de marca agrega valor aos produtos e/ou serviços oferecidos por determinada marca, já que com ele é possível se solidificar no mercado.
Somado a isso, o registro evita transtornos com a troca de nome de marca ou com a burocracia de possíveis processos.
Equipe Tecnomark