Sem dúvidas, a marca de um negócio é um dos pontos principais para o alcance do sucesso do empreendimento, por isso, ela deve ser pensada com boas estratégias, principalmente, quando o assunto são as cores que serão utilizadas.
Do contrário, a identidade visual da marca ficará comprometida e não conseguirá o objetivo de conversar com o seu consumidor final, além de comprometer a credibilidade e profissionalismo da empresa como um todo.
Por isso, escolher com clareza as cores que farão parte da marca não é uma tarefa das mais simples, mas a boa notícia é que há no mercado excelentes profissionais que tornam essa missão mais simplificada.
Mas você já parou para pensar quais são os erros na escolha das cores de uma marca? Confira a seguir e anote todas as dicas para não cometê-los!
O uso excessivo de cores
Um dos erros na escolha das cores de uma marca é o excesso e isso não fica bem em quase nada. Então por que você optaria por essa escolha na hora de lançar sua marca? Porém, infelizmente esse é um erro que ainda é bastante cometido.
O ideal é optar por no máximo três cores para compor a identidade da sua marca, um número mais elevado pode causar efeitos indesejáveis, já que compromete a transmissão da mensagem da marca, em virtude dela está poluída visualmente.
Escolhas de fontes coloridas desconexas
Outro ponto bastante debatido é com relação às fontes que serão utilizadas pela marca, de modo geral, os erros nesse quesito costumam acontecer porque algumas pessoas acabam optando por fontes complexas ou que então não tenham nada a ver com a imagem que a marca deseja transmitir.
Por isso, a dica principal é apostar em fontes mais simples e com uma boa facilidade para serem lidas, especialmente pelo público alvo, pois esse deve ser um dos objetivos principais na hora de criar qualquer marca.
Escolher as cores de acordo com o gosto pessoal
Não é incomum algumas pessoas escolherem as cores que representarão sua marca de acordo apenas com o seu gosto pessoal, fato que pode ser um dos maiores erros na escolha das cores de uma marca.
Como resultado, uma marca será a principal interface entre a empresa e o consumidor e com isso é primordial que ela cative o público. Por isso, toda escolha, até mesmo das cores da marca, devem ser pensados em conformidade com o perfil do cliente final.
Não conhecer o significado de cada cor
Para muitos esse pode ser um elemento que não merece tanta atenção, mas como já mencionamos acima a marca é o carro chefe de toda empresa e todos os detalhes para a sua elaboração devem ser bem pensados.
Por isso, vale a pena conhecer mais sobre as cores que serão utilizadas, de modo a entender quais aspectos elas costumam transmitir e, portanto, em como aproveitá-los a favor da marca.
Agora que conhecemos um pouco sobre erros na escolha das cores de uma marca, vale a pena lembrar também que outro ponto essencial é solicitar o registro de marca, para evitar surpresas desagradáveis.
Para tal, a Tecnomark Marcas e Patentes dispõe de uma equipe de profissionais que estão há mais de 20 anos no mercado e atuam de modo a simplificar todos os trâmites que são necessários para a solicitação.
Equipe Tecnomark