Sabemos que um dos pontos mais imprescindíveis para uma empresa é a criação do seu nome. Esse processo não é fácil, demanda tempo, investigação, criatividade e muito autoconhecimento.
O empreendedor precisa entender bem o que sua empresa é e qual a imagem que precisa passar para seus clientes e futuros clientes, além de ter em mente que o nome é sem dúvidas a primeira impressão.
Sabendo disso, que a primeira impressão é a que fica, o nome de uma marca tem grande valor e pode ou não ser o pilar de sucesso de uma empresa; afinal, quando um cliente precisa de uma determinada demanda, ele já tem em mente qual empresa pode suprí-la.
Fazer da sua marca inesquecível começa pela escolha do nome, portanto para aprender como criar um nome para a sua marca, confira este post que a Tecnomark preparou especialmente para você!
1. Seja direto e simples
A simplicidade facilita a memorização. Nomes muito complexos e até difíceis de falar podem não ser uma boa opção. O ideal é ser direto e mostrar a que veio. É importante que o consumidor consiga associar o seu produto ao nome da marca.
Assim, sempre que precisar do item o cliente logo pensará na marca. É o que acontece com a coca-cola, por exemplo. É bastante comum que as pessoas digam: “Quero tomar uma coca-cola” ao invés de “Quero tomar um refrigerante de cola”.
2. Não se esqueça de criar um logotipo
O percurso para se criar um nome para a sua marca é bastante intenso e exige não apenas a criatividade do titular da marca, mas a capacidade de planejamento e de selecionar profissionais que o auxiliem na construção da marca como um todo.
Um dos pontos mais importantes é a criação do logotipo. A representação gráfica agrega visualmente à marca, que, ao ver a identidade visual, o consumidor já vincula a experiência, e o produto à imagem, além disso, é mais fácil memorização.
3. Verifique a disponibilidade junto ao INPI
Não adianta passar horas tentando criar um nome para a sua marca se ao finalizar esse processo você perceber que esse nome já existe. A verificação de disponibilidade nacional deve ser o primeiro passo após a escolha.
Esse pequeno detalhe evita frustrações e até gastos com design de logotipo, divulgação, banners e etc. Agora, se você já verificou a disponibilidade e ela está disponível, é só correr para o abraço e fazer o registro da marca. Posteriormente, invista em divulgação e criação de logotipo.
4. Evite seguir modismos
É importante que o titular da marca entenda que os modismos são passageiros, sabendo disso não se deve designar nomes à marca que têm prazo de validade e que sejam baseados em jargões, frases de novelas, redes sociais, expressões ou referências a algo momentâneo.
Criar um nome para a sua marca deve ser um processo baseado no produto, na persona e na cara que se quer dar para a empresa.
5. Seja único, moderno e exclusivo
Nada de tentar criar um nome que seja parecido com o de outras marcas do mesmo ramo. Isso pode, inclusive, ter peso negativo em suas vendas. Clientes podem associar o seu produto ao do concorrente simplesmente por terem nomes parecidos.
Reflita acerca do que oferece e identifique a sua empresa através de uma marca que seja exclusiva e que o nome seja atemporal.
Gostou desse conteúdo sobre como criar um nome para a sua marca? Certamente você irá gostar dos outros também, por isso siga a Tecnomark nas redes sociais e para maiores informações sobre direitos autorais, marcas e patentes, entre em contato conosco!
Equipe Tecnomark