Apesar da Tecnomark falar muito sobre a importância do registro de patentes, é comum ainda encontrarmos dúvidas sobre como ter uma no Brasil.
O processo que não é tão simples reflete em uma gama de dúvidas por parte dos empreendedores, no entanto, neste artigo, você, leitor, irá saber de como ter uma patente, portanto, continue com a leitura e tire todas as suas principais dúvidas acerca deste assunto.
O que é uma patente?
Uma patente é uma das ferramentas mais indispensáveis para a segurança de uma invenção, e, consequentemente, do inventor.
Uma patente protege os direitos do inventor e garante o desenvolvimento tecnológico de maneira que contribui diretamente com a sociedade.
Assim, máquinas, remédios, ferramentas, processos industriais, etc. têm a garantia de seu inventor comercializar através de um direito para utilizar temporariamente a invenção, não permitindo que terceiros usufruem e que, quando usufruem de maneira indevida, sejam responsabilizados e punidos judicialmente.
Vantagens e como ter uma patente no Brasil
Neste tópico vamos explicar melhor sobre como ter uma patente e quais os principais benefícios que esse registro garante.
No Brasil, o órgão responsável por registrar uma patente é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual), contudo, o processo de solicitação de registro no Brasil costuma ser mais lento e durar em média 7 anos.
Um período longo quando comparado com outros países, onde fora, o registro pode ser liberado em 3 anos.
Apesar da demora, não restam dúvidas sobre as vantagens em se ter o registro de patentes, é ela quem garante a exclusividade de um produto, exploração econômica da invenção, vantagem em disputa judicial, além de atrair investidores ou clientes.
Ainda, a patente registrada de uma invenção protege o inventor contra possíveis infrações cometidas contra o produto. Agrega na criação de uma autoridade e muito mais.
Mas como é possível ter uma patente?
Antes, é preciso realizar uma busca de anterioridade e verificar se a invenção é de fato nova.
Feito isso, a entrada do processo administrativo de um pedido de patente pode ser feita pelo próprio inventor, ou em outros casos, por uma empresa especializada no assunto, como a Tecnomark, por exemplo.
Por ser um processo um pouco demorado e também por exigir conhecimento jurídico, e, organização de papelada, é sem dúvidas uma melhor opção para terceirizar a solicitação para um especialista a fim de evitar equívocos e discordâncias durante o processo de solicitação de registro da patente.
Feito isso, o tempo de conclusão do pedido da patente diminui, bem como os possíveis transtornos que possam ocorrer.
E aí? Entendeu como funciona o registro e como ter uma patente?
Para ter a sua, entre em contato com a empresa que possui a maior excelência em registro de patentes no país, a Tecnomark possui mais de 20 anos no mercado e ainda oferece assessoria técnica, jurídica e defesa legal preventiva e contenciosa.
Para saber mais, entre em contato através do link e fale com um de nossos consultores.
Equipe Tecnomark