Sem dúvidas, um dos objetivos principais de todo empreendedor é ver o seu negócio crescer, de modo que, seus serviços e/ou produtos se tornem, finalmente, uma referência em qualidade e funcionalidade.
Por isso, as ideias originais e funcionais são uma das principais apostas para se lançar com tudo no mercado, já que elas apontam para soluções inovadoras e dinâmicas, que em tese é tudo o que o mercado busca atualmente.
Além disso, não importa se a empresa é grande ou pequena, o fato é que existem passos que são essenciais para garantir a legalidade de todos os seus trâmites, que proporcionará a segurança necessária para o pleno desenvolvimento do negócio.
Com relação a isso, o principal passo é solicitar o registro de marca, que é o meio legal para evitar transtornos e preservar todos os direitos sob determinada criação.
No post de hoje vamos saber mais sobre o assunto e entender a sua importância para a empresa, confira a seguir!
O que é registro de marca?
Embora seja um termo comum quando nos referimos ao campo dos negócios, nem todo mundo sabe do que se tratao registro de marca.
Em termos gerais, o conceito se refere a um título que é expedido aqui no Brasil pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que possui como objetivo conceder ao titular do pedido o registro legal da marca.
Como resultado, o registro de marca garante sob lei o uso exclusivo da criação, de modo que, todos os retornos financeiros e autorais sejam reservados ao seu criador. Sendo assim, também veta a possibilidade de terceiros copiarem ou utilizarem a marca, sob pena de sanções legais.
Aqui no país, a solicitação do registro de marca em termos gerais costuma ser simples, ela pode ser realizada através da internet no site do INPI, necessitando de documentos que justifiquem tal pedido.
Embora seja um processo simples, como citado acima, a solicitação de marca pode ser simplificada quando se contrata profissionais especializados no assunto, que buscam superar todas as burocracias e otimizar o sucesso do pedido.
Por isso, contar com profissionais competentes nessa hora pode fazer toda a diferença.
Qual a importância do registro de marca?
Sem dúvidas, a importância principal do registro de marca é com relação a segurança que o documento proporciona para a empresa, pois, não há brechas para terceiros reivindicarem ou utilizarem indevidamente quaisquer coisas que envolvam a marca.
Além disso, o registro também proporciona o aumento da confiança na marca, que é resultado direto da exclusividade de uso, o que em termos gerais, também gera mais oportunidades de crescimento no mercado.
Atrelado a isso, a marca registrada possui um diferencial competitivo, justamente pelo item citado acima, o que a faz se diferenciar de outros negócios do mesmo segmento.
Por fim, não podemos deixar de mencionar que o registro de marca também permite uma maior segurança quando falamos em investimento, pois é possível apostar com maior assertividade, e, portanto, sem o receio de acontecer alguma coisa com a marca, por exemplo.
Equipe Tecnomark