É comum que haja a confusão entre os termos “marca” e “patente”, muitas vezes são reconhecidos como sinônimos, porém há sim uma diferença relevante entre ambos.
Uma empresa que deseja registrar e proteger seu nome e logotipo de um uso indevido, precisa ter claro em mente se irá realizar o registro de marca ou o registro de patente. Entenda a diferença entre eles:
Registro de Marca
O registro de marca tem a finalidade de proteger o nome e a identidade visual contra o uso indevido de terceiros, por isso, é necessário obter uma licença exclusiva, que permite o registro do nome, logotipo e elementos específicos que sejam característicos da empresa em questão. Essa licença de registro de marca é concedida pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Assim, apenas a sua empresa terá direito ao uso do nome e da logomarca, que serão então, exclusivamente seus.
Todo o processo necessário para o registro da marca leva, em média, 8 meses para que seja concluído e o INPI aceite, ou não, a solicitação de registro. Quando aceito, é permitido que o solicitante receba o direito do uso da marca em todo o território nacional durante 10 anos, podendo ser renovado.
Registro de Patente
Já o registro de patente, trata-se de afirmar o direito de lucro sobre uma invenção, como o desenvolvimento e criação de uma nova tecnologia que, até então, ainda não existia. Essa patente também pode proteger melhorias inovadoras, como no uso ou fabricação de ferramentas e utensílios já existentes.
O processo dura aproximadamente 5 anos e o solicitante pode lucrar com a utilização da sua patente por até 20 anos, caso o pedido seja concebido. Após o prazo estipulado, passa a se tornar um domínio público.
Esse tipo de registro protege não somente uma ideia, mas sim um projeto concreto e inovador, que possui capacidade de mostrar resultados econômicos.
Viu como é fácil identificar a diferença? A partir disso, é só identificar qual se encaixa mais com o seu caso e aplicar no seu negócio.
Equipe Tecnomark