Sem dúvidas, ao decidir iniciar um novo empreendimento surgem diversas dúvidas relacionadas, principalmente ao funcionamento do negócio, além de também ser necessário cumprir com uma série de obrigações para regularizar o novo negócio.
Um dos primeiros passos é criar uma marca para o negócio, pois é ela a responsável por fazer a ponte entre o público alvo e o serviço e/ou produto oferecido.
Além disso, a marca é o elemento principal que costuma diferenciar a empresa de uma concorrente, sendo necessário investir em muitas estratégias de marketing por trás da sua criação.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre um processo que por nome é pouco popular, mas que deve existir em todo negócio, estamos falando do branding. Além disso, vamos entender se vale a pena investir em branding sem registrar a marca. Confira a seguir!
O que é branding?
O termo branding, que na nossa língua significa marca, é um conceito essencial que deve estar presente em todo negócio, já que diz respeito às diversas estratégias utilizadas para gerir a marca.
Sendo assim, o branding nada mais é do que mostrar a marca ao mundo, fazê-la ser vista de acordo com os seus valores e então emitir a mensagem desejada.
Um dos maiores objetivos do branding é criar conexões com as pessoas, de modo que elas prefiram consumir produtos e/ou serviços da marca, em detrimento, por exemplo, de uma outra.
Sendo assim, o desenvolvimento de um bom branding é, sem dúvidas, um dos principais motores de sucesso na consolidação de uma marca. Diante disso, é comum imaginarmos que uma marca está no mercado estaria resguarda de quaisquer violações por terceiros, entretanto, não é bem assim.
O registro de marca é a única maneira legal de proteger a marca
Sem dúvidas, investir em um branding é fundamental para as empresas, entretanto, o alcance que a marca ganha com isso não garante e nem resguarda sobre quaisquer tipos de violações.
Ou seja, não adianta investir inicialmente em tornar a marca conhecida se a sua proteção foi deixada para depois.
Aqui no Brasil, o órgão responsável por avaliar e conceder o registro de marca é o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), que conta com uma equipe de colaboradores qualificada para julgar e acompanhar todo o processo que é necessário.
O registro de marca pode ser solicitado de forma on-line, basta apenas o interessado reunir todos os documentos exigidos, anexar no pedido e ficar acompanhando todas as etapas da solicitação.
Em termos gerais, o processo exige algumas burocracias, que podem ser facilmente sanadas com o auxílio de uma equipe competente e empenhada quanto aos interesses de seus clientes, como é o caso da Tecnomark Marcas e Patentes.
Além de proteger a marca contra uso indevido por terceiros, por exemplo, o registro também contribui para que ela alcance a credibilidade necessária no campo dos negócios, outra vantagem bastante interessante é que uma marca registrada pode ter a possibilidade de abrir franquias.
Equipe Tecnomark Marcas e Patentes