O mercado que já era competitivo vem se tornando ainda mais desafiador depois dos recentes acontecimentos. Pessoas e empresas estão trabalhando cada dia mais intensamente para se tornarem visíveis e se destacarem. Grandes ideias aparecem e precisam ser protegidas, para isso existem leis como a Lei da Propriedade Intelectual.
Até alguns anos atrás, as empresas tinham como propriedade os galpões, escritórios,maquinário e etc. Ou seja, seus bens eram em grande maioria materiais. Agora, com as novas formas de empreender e o avanço do Marketing, as ideias também fazem parte dos bens de cada instituição.
Portanto, como a marca, as ideias, os insights e as descobertas são agora de propriedade das empresas. Mas como fazer para que esse patrimônio não seja usurpado? O que vai garantir que, apesar de não tê-los em mãos que os projetos fiquem sob posse do idealizador?
O que é a Lei da Propriedade Intelectual?
Uma ideia deve beneficiar seu idealizador, até porque ela tem valor moral e comercial. Porém, assim como os bens materiais, estes podem ser objeto de disputa entre duas ou mais partes. Para arbitrar essa questão, entra, evidentemente, a lei.
A Lei da Propriedade Intelectual vai proteger as ideias criadas a partir de um longo trabalho de planejamento e estratégias.
Mas ela guarda também pequenas ideias, projetos artísticos e qualquer produto que resulte de atividade criativa, garantindo a seu criador total domínio sobre ele. Existem diversos tipos de propriedade intelectual, os mais comuns são:
● Músicas, livros ou conteúdos de web
● Logos, imagens, desenhos, etc
● Invenções e descobertas
Acontece que esse tipo de produto pode acabar sendo utilizado ilegalmente por outras pessoas. Nesse caso a lei não garante que o uso não seja feito de fato. O que ela permite ao idealizador/criador é que ele pode tomar ações legais caso isso aconteça.
Portanto, a propriedade intelectual não impede outras pessoas de se beneficiarem ilegalmente com determinado produto, mas pode puni-lo caso o dono decida se manifestar e acionar a justiça nesse sentido.
Quais são as formas de Propriedade Intelectual?
Patente
É um documento que certifica a propriedade exclusiva de determinada invenção ou descoberta. Ele deve ser registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A patente é concedida a invenções que atendem a alguns princípios, são: novidade, não-obviedade e aplicabilidade industrial.
Marca comercial
É o que vai identificar determinada empresa com logos e símbolos. Qualquer empresa pode registrar uma marca desde que não engane o cliente e esteja dentro das conformidades legais.
A solicitação de registro deve ser encaminhada ao INPI com todos os elementos que identifiquem a marca, seja nome, imagem, formatação e etc.
Direito Autoral
São concedidos a compositores, dançarinos, escritores, artistas, poetas e afins que tenham produzido algo novo e tenham pretensão de obter lucros sobre o produto. O único requisito é que seja algo original e de autoria do requerente.
Por que é importante proteger uma ideia?
As ideias que têm valor comercial podem transformar a vida de uma pessoa. Uma grande marca, como as grandes empresas de Fast Food, nasceram de muito estudo e um excelente trabalho de marketing.
Hoje, a identidade visual dessas empresas é muito mais importante do que o próprio produto, já que quase todas vendem os mesmos tipos de lanche. E é essa identidade que faz toda a diferença entre uma empresa e outra.
Para mais informações entre em contato conosco através do WhatsApp e conheça nossas opções de serviços no setor. A Tecnomark atua no mercado há mais de 20 anos.
Equipe Tecnomark