Em termos gerais, a proteção de uma marca é um dos fatores fundamentais na hora de garantir o respaldo legal sob o seu uso, além de prevenir diversos transtornos, como é o caso de cópias ou imitações.
Além disso, é importante salientar que uma marca não costuma se restringir apenas ao seu logotipo, que é o que muita gente imagina.
O fato é que, uma marca carrega diversos componentes que devem ser analisados em todos seus detalhes, a fim de buscar a garantia de proteção de todos eles.
Desse modo, podemos citar a marca tridimensional e o desenho industrial como um dos principais elementos que estão presentes em diversas marcas, e que, aliás, muitas pessoas confundem que se trata da mesma coisa.
Entretanto, apesar de semelhantes, os dois itens possuem diferenças significativas entre si, e é importante entender mais sobre elas. Nesse post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, confira a seguir!
O que é uma marca tridimensional?
Antes de mais nada, é importante entendermos ao certo do que se trata cada um desses itens, por isso, vamos começar a entender melhor o que é uma marca tridimensional.
Em termos gerais, ela pode ser definida como a forma plástica ou a embalagem de determinado produto, ou seja, é a forma como se diferencia dos demais concorrentes.
Possui o nome de tridimensional justamente por remeter a forma 3D que as formas de embalagens apresentam.
Além disso, as marcas tridimensionais são responsáveis por associar determinado produto a marca, já que em termos gerais, possui o poder de ser a referência que marca e singulariza tal criação.
O que é um desenho industrial?
O desenho industrial, embora seja muito confundido com a marca tridimensional, nada mais é do que o design que foi criado a partir da forma plástica tridimensional ou então do conjunto ornamental, que em termos gerais, se refere às cores e linhas que compõem determinada criação.
Geralmente, o desenho industrial não é apresentado para os clientes, pois em tese é ele o responsável por iniciar a criação da embalagem que adquirimos quando compramos tal produto de determinada marca.
Sendo assim, o desenho industrial deve ser uma criação totalmente original, pois pode ser acusada de plágio por outras marcas que já possuem o registro de tais traços.
Por isso, o desenho industrial é um resultado de bastante estudo e ideias de inovação, a fim de oferecer algo inédito, que valorize, principalmente, o produto que chega ao consumidor final.
Quais são as principais diferenças entre eles?
A principal diferença, como vimos acima, se trata da sua definição, já que são elementos que fazem parte de uma mesma criação, porém, são separados.
Além disso, outra importante diferença entre eles é com relação a sua solicitação de registro de marca.
A marca tridimensional alcança tal proteção quando ela é índice notório de determinado produto, ou seja, quando a embalagem é um dos indicativos principais na hora de individualizar aquele produto.
Já com relação ao desenho industrial, o critério de registro de marca é atribuído a sua forma particular e singular de utilização do produto, pois precisa ser uma invenção nova e com formato que também seja inédito.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre marca tridimensional e desenho industrial, aproveite para ficar por dentro de mais conteúdos como esse através do nosso site. Acesse através do link e confira.
Equipe Tecnomark