• contato@tecnomark.com.br
  • 0800 500 1800
  • SOLICITAR CONTATO
Logo
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Registro de Marcas
    • Registro de Patentes
    • Desenho Industrial
    • Registro de Software
    • Direito Autoral
    • Assessoria Jurídica
  • Blog

Confira 5 dicas para criar um nome para a sua marca

  • Home
  • Blog Details
criar um nome para a sua marca
  • fevereiro 11 2021
  • ad-tecnomark

Sabemos que um dos pontos mais imprescindíveis para uma empresa é a criação do seu nome. Esse processo não é fácil, demanda tempo, investigação, criatividade e muito autoconhecimento.

O empreendedor precisa entender bem o que sua empresa é e qual a imagem que precisa passar para seus clientes e futuros clientes, além de ter em mente que o nome é sem dúvidas a primeira impressão.

Sabendo disso, que a primeira impressão é a que fica, o nome de uma marca tem grande valor e pode ou não ser o pilar de sucesso de uma empresa; afinal, quando um cliente precisa de uma determinada demanda, ele já tem em mente qual empresa pode suprí-la.

Fazer da sua marca inesquecível começa pela escolha do nome, portanto para aprender como criar um nome para a sua marca, confira este post que a Tecnomark preparou especialmente para você!

1.   Seja direto e simples

A simplicidade facilita a memorização. Nomes muito complexos e até difíceis de falar podem não ser uma boa opção. O ideal é ser direto e mostrar a que veio. É importante que o consumidor consiga associar o seu produto ao nome da marca.

Assim, sempre que precisar do item o cliente logo pensará na marca. É o que acontece com a coca-cola, por exemplo. É bastante comum que as pessoas digam: “Quero tomar uma coca-cola” ao invés de “Quero tomar um refrigerante de cola”.

2.   Não se esqueça de criar um logotipo

O percurso para se criar um nome para a sua marca é bastante intenso e exige não apenas a criatividade do titular da marca, mas a capacidade de planejamento e de selecionar profissionais que o auxiliem na construção da marca como um todo.

Um dos pontos mais importantes é a criação do logotipo. A representação gráfica agrega visualmente à marca, que, ao ver a identidade visual, o consumidor já vincula a experiência, e o produto à imagem, além disso, é mais fácil memorização.

3.   Verifique a disponibilidade junto ao INPI

Não adianta passar horas tentando criar um nome para a sua marca se ao finalizar esse processo você perceber que esse nome já existe. A verificação de disponibilidade nacional deve ser o primeiro passo após a escolha.

Esse pequeno detalhe evita frustrações e até gastos com design de logotipo, divulgação, banners e etc. Agora, se você já verificou a disponibilidade e ela está disponível, é só correr para o abraço e fazer o registro da marca. Posteriormente, invista em divulgação e criação de logotipo.

4.   Evite seguir modismos

É importante que o titular da marca entenda que os modismos são passageiros, sabendo disso não se deve designar nomes à marca que têm prazo de validade e que sejam baseados em jargões, frases de novelas, redes sociais, expressões ou referências a algo momentâneo.

Criar um nome para a sua marca deve ser um processo baseado no produto, na persona e na cara que se quer dar para a empresa.

5.   Seja único, moderno e exclusivo

Nada de tentar criar um nome que seja parecido com o de outras marcas do mesmo ramo. Isso pode, inclusive, ter peso negativo em suas vendas. Clientes podem associar o seu produto ao do concorrente simplesmente por terem nomes parecidos.

Reflita acerca do que oferece e identifique a sua empresa através de uma marca que seja exclusiva e que o nome seja atemporal.

Gostou desse conteúdo sobre como criar um nome para a sua marca? Certamente você irá gostar dos outros também, por isso siga a Tecnomark nas redes sociais e para maiores informações sobre direitos autorais, marcas e patentes, entre em contato conosco!

Equipe Tecnomark

Previous Post
O que são direitos autorais e como funciona o seu registro!
Next Post
Quais são os benefícios de realizar um Registro de Software?

Leave a Comment Cancelar resposta

Posts recentes

  • Registro de Marca Figurativa: Como Garantir os Direitos Exclusivos do Seu Logotipo e Design
  • O Impacto do Registro de Marcas na Expansão do Seu Negócio
  • Diferenças Entre Registro de Marca e Patente: Como a Tecnomark Pode Ajudar Seu Negócio?
  • Dia do Fotógrafo: entenda os direitos autorais sobre fotos
  • INPI: funciona nas férias? Entenda!
Shape

TECNOMARK

Todos os direitos reservados

Powered by - UMB Digital

INSTITUCIONAL

  • Sobre
  • Serviços
  • FAQ
  • Contato
  • Blog

SERVIÇOS

  • Registro de Patentes
  • Registro de Marcas
  • Desenho Industrial
  • Assessoria Jurídica
  • Registro de Software
  • Direito Autoral

LOCALIZAÇÃO

  • R. Frei Caneca, 558 – Conj. 2104 Cerqueira César – São Paulo / SP Tecnomark Marcas e Patentes LTDA CNPJ: 24.389.818/0001-06
  • contato@tecnomark.com.br
  • 11 3259.1800

© Tecnomark - Marcas e Patentes

  • Home
  • Solicitar Contato
× Como posso te ajudar?
Fale Agora no WhatsApp